quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Aprendendo!



Bonjur gatinhas,

hoje o post vai falar sobre um ensino pouco conhecido a Cultura Visual, é um ensino mais abrangente, é muito bom para crianças que estão aprendendo agora, o conteúdo é de 2003 mas achei suuuper interessante, bora conhecer?

  Experimente contar quantas imagens você vê diariamente. São construções, carros de vários modelos, pessoas vestidas cada uma a seu gosto. Há ainda a poluição visual das cidades, com propagandas, pichações, a televisão, internet, as fotos de jornais e revistas...Alunos usam adereços nos cabelos e enfeitam cadernos com ilustrações de todo os tipo. Muitas vezes isso passa despercebido e parece não ter sentido. Ledo engano. Esses elementos visuais estão carregados de informações sobre nossa cultura e o mundo em que vivemos. Portanto, têm muito a ensinar.
  A cultura visual-nome desse novo campo de estudo-propõe que as atividades ligadas à Arte passem a ir além de pinturas e esculturas, incorporando publicidade, objetos de uso cotidiano, moda, arquitetura, videoclipes e tantas representações visuais quantas o homem é capaz de produzir. Trata-se de levar o cotidiano para a sala de aula, explorando a experiência dos estudantes e sua realidade.
  Essa "alfabetização visual"dará ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que vive, interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos. Mais: ele vai descobrir as próprias concepções e emoções ao apreciar uma imagem. "O professor tem de despertar o olhar curioso, para o aluno desvendar, interrogar e produzir alternativas frente às representações do universo visual", afirma Fernando Hernandez, professor da Faculdade de Belas Artes de Barcelona, na Espanha.



Bom gente, é claro que essa aula foi retirada de uma revista conceituada pelos professores e sem fins lucrativos, a revista Fonte:Nova Escola do Ministério da Educação. Espero que vocês tenham curtido a postagem, pois gosto de diversificar, e ensinar o que sei e o que aprendi, sempre compartilhando, beijos da Tatá e a revoir...

4 comentários:

  1. Oi Thaisy, tudo bom?
    Que bom saber que você gosta do Agenda Fashion, fico super feliz!
    Muito sucesso nesta nova fase, também comecei assim e tenho certeza que irá adorar!

    Beijão
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que tipo uma blusa escrita tal coisa ou com tal desenho pode mostrar nossa cultura .

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Realmente, levar o cotidiano pra sala de aula é uma maneira ótima de se aprender!

    Beijo,
    http://confesionesenpalabras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário e a visita...